domingo, 30 de outubro de 2011

Assim nasce o amor pelo Rio Grande do Sul

Tradição se cultiva desde a infância no coração de cada criança.

Somos um povo apaixonado por nossa terra, nossa história, nossa tradição. Esta paixão é passada de pai para filho desde a tenra idade. Muito cedo começamos ouvir músicas gauchescas, causos e histórias, lendas de nosso povo rio-grandense

A escola é outra instituição responsável por manter viva a nossa tradição. Durante os Festejos Farroupilhas através de um trabalho interdisciplinar alunos, professores  e comunidade escolar  envolvem -se com a história, música, poesia, lendas, trajes, culinária e o Hino do Rio Grande do Sul.

Roda de chimarrão, confecção de painéis, lanche com culinária típica, gincana gauchesca são algumas das vivências na escola.

Na gincana, com os anos finais do ensino fundamental, os alunos cantam, dançam, pesquisam a história, preparam chimarrão e um prato típico entre outras atividades.

Desta forma a escola colabora para manter viva a chama do amor pela nossa terra. Que sirvam, nossas façanhas, de modelo a toda terra.




terça-feira, 11 de outubro de 2011

Homenagem as crianças.

Em comemoração a Semana da crianças professores apresentam uma peça de teatro: O Rapto da Fada!

Em homenagem as crianças a diretora vestiu-se de palhaço, animou a criançada e distribuiu lembrancinhas. As professoras organizaram um circuito de brinquedos e brincadeiras no pátio da escola. Torta de bolacha como lanche e distribuição de picolés. De uma forma singela foi proporcionado momentos de alegria a nossas crianças. 

domingo, 9 de outubro de 2011

Programa de Progressão Continuada dos Alunos do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino- Módulos de Formação.

Trabalhando co m Matemática nos anos iniciais com a Profª Lenir dos Santos Moraes.


Oficina -Diversidade - Profª Eliane Almeida de Souza

Trabalhando as Ciências da Natureza nos Anos Iniciais.

Mestre Klaity


Planejamento da Prática Educativa: Escolhas e Decisões-
o uso da Pesquisa Sócio-Antropológica na Escola
Profº Ivan Martins de Martins

Profº Ivan Martins de Martins


Relato de Boas Práticas Profª Paula Andréia Meurer

Solenidade de abertura com o Secretário de Estado da Educação Profº Dr. Clóvis de Azevedo

Diretor Pedagógico da SEDUC Profº Dr. Sílvio Rocha


Uso da Pesquisa Sócio Antropológica na Escola-Oficina

Grupo de participantes/representantes 11ª CRE

Relato de Boas Práticas Profª Maria Elizabete Maciel da Gama e Santa Catarina Clavijo Flores

Carmem Beatriz Cardoso Chaves Lopes(Canoas)
Gelcy Chagas Freitas (Osório)
Erenita de Lourdes Mendes Grazziotin(Nova Prata)
Convívio intenso e divisão de apartamento no hotel.
Atividade com o Profº Antonio Carlos


Relato Boas Práticas Profª Márcia M. B. de Sordi

Trabalhando as Linguagens nos Anos Iniciais
Prfª Isabel Letícia Pedroso de Medeiros

Relato de Boas Práticas
Profª Gláucia T. S. da Silva

Trabalhando Ciências Humanas nos Anos Iniciais
Profº Antonio Carlos Castrogiovanni

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Sempre em formação: Curso Elaboração de Projetos.

Uma das exigências para quem atua em educação é estar constantemente se atualizando e se formando. Dentro desta perspectiva estou participando, NTE de Osório, do Curso de Elaboração de Projetos.

Núcleo de Tecnologia Educacional

Osório O curso ELABORAÇÃO DE PROJETOS tem como foco desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que professores e gestores escolares possam:


1. Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;
2. Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
3. Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com s TIC;
4. Planejar e desenvolver o PROJETO Integrado de Tecnologias no Currículo (PITEC)



· Divisão do curso:
· Eixo 1 Tema Projeto:
· O professor fará a Integração com o Trabalho Pedagógico elaborando um projeto e fazendo registros e reflexões em fórum, editor de textos e Blog


· Eixo 2: Tema Currículo
· O professor fará a Integração com o Trabalho Pedagógico desenvolvendo um projeto e fazendo registros e reflexões em fórum, editor de textos, apresentação, Blog;

· Eixo 3: Tema Tecnologia
· O professor fará a Integração com o Trabalho Pedagógico fazendo a avaliação do projeto e registros e reflexões em Diário de bordo, mapa conceitual e Blog.

Professora/Instrutora Sirlei- NTE
Colegas Flor e Patrícia                                      
                                                                                                                            Colega Eliani


Como previsto no Eixo 2 construímos um projeto e estamos desenvolvendo-o em nossa escola.


Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Pedro Jacobs
- S S E -
                                           PLANO DE PROJETO
Proponente:Serviço de Supervisão Pedagógica
Responsável: Gelcy T. Chagas Freitas.
Período: Setembro a outubro de 2011
Tema: “Conviver não precisa ser fácil. Precisa ser possível.”

A. Escopo

1.Situação geradora: 
"Nenhum homem é uma ilha". Esta famosa frase do filósofo inglês Thomas Morus, ajuda-nos a compreender que a vida humana é convívio. Para o ser humano viver é conviver.  Os  professores são humanos, enquanto humanos são  seres sociais. Convivem uns com  os outros. Disto decorre a necessidade de pensarmos em práticas que favoreçam  a um convívio solidário e fraterno."
2.Objetivo Geral :
          Possibilitar a integração entre os professores que formam a equipe docente  da
          da escola  que   resulte em diálogos, reflexões interiores,  partilhas de valores que                  
           promovam e fortaleçam as relações entre o grupo.
Aprimorar a qualidade dos relacionamentos interpessoais, acolhendo formas
diferenciadas de expressão e de comunicação pessoal, de participação social,
estimulando o respeito e o prazer de estar junto, através de atividades
           planejadas para este fim.
 4. Resultados esperados:
Valorização da vivência em grupo.
5.Abrangência:
Equipe docente da escola.
B. Plano de ação
1.     Ações, atividades, tarefas:
As diferentes mídias (Paint, photo story, redes sociais, power point, episcópio...) para representação e expressão de afeto, para contação da história pessoal e/ou profissional, para o desenvolvimento de técnicas de grupo.
3.Avaliação
A constatação do alcance dos objetivos será feita através das produções propostas e da participação dos docentes.

P roposta feita aos colegas professores: 1ª Atividade do projeto.
Colegas;
Com os anos iniciais estamos trabalhando o tema “Caminhos para convivência com o outro e com a sociedade. Creio que poderemos também,  entre nós,  exercitar  os princípios deste tema. 
Inspirada nesta idéia e motivada pela proximidade do mês onde se comemora o Dia dos professore desejo convidar a todos a participar da proposta com o título “Conviver não precisa ser fácil. Precisa ser possível.”
Objetivo:
Aprimorar a qualidade dos relacionamentos interpessoais, acolhendo formas diferenciadas de expressão e de comunicação pessoal, de participação social, estimulando o respeito e o prazer de estar junto.
Meios
Comunicação Interpessoal:
      Paint
      Photo Story
      Site de busca
      Power point
      Correio eletrônico
Numa data a ser marcada compartilharemos os resultados e experiências vividas.
1º Momento:
 Crie nos seus contatos um grupo com os e-mails dos colegas da escola. Estou enviando em anexo os endereços eletrônicos.
Para que eu possa organizar uma coletânea e montar as etapas presencias desta proposta, envie para meu email uma cópia das atividades realizadas.
1ª ATIVIDADE
Diariamente convivemos horas uns com os outros, mas pouco tempo temos para conversar, saber mais sobre os colegas. Nesta atividade mande, para meu e-mail, a sugestão de uma pergunta que gostarias de fazer aos colegas. Ao receber organizarerei a construção coletiva da entrevista e envio para que todos possam reponder.
Estou aguardando até o dia 01/10/11 a resposta para prosseguirmos.
“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.” Henry Ford
Abraço                            
Gelcy/Neca



Projeto: “Conviver não precisa ser fácil. Precisa ser possível.”


Lembram daqueles questionários que circulavam entre os adolescentes? Vamos reviver esta experiência respondendo as perguntas feitas por nossas colegas.

Responda e envie com as respostas para meu email.

O que te deixa mais triste?___________________________________________________

_________________________________________________________________________

Quais as três coisas mais importantes na sua vida?________________________________

_________________________________________________________________________

Que tipo de música você gosta?_________________________________________________


Gostaria de saber o que as minhas colegas mais gostam de fazer no lazer? Praia, cinema, caminhar.. etc..____________________________________________________________

________________________________________________________________________

Tu gostas da tua profissão?____________________________________________________

_________________________________________________________________________



Gostaria de saber se as colegas amam o que fazem ou é apenas uma profissão?_________________________________________________________________


Por que você escolheu o magistério?____________________________________________

_________________________________________________________________________

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.”

Henry Ford



MEU (MINHA) COLEGA É...
Coloquei os primeiros questionários respondidos expostos, sem identificação, para que os colegas tentassem adivinhar de quem era a autoria de cada um. O pessoal curtiu a atividade e os outros começaram a entregar os questionários que não haviam feito.

Outra atividade criada foi colocar caretinhas dos smiles representando estados de humor. Cada colega escolhe quem tem a característica semalhante e escreve o nome ao lado. No dia da Festa a fantasia dos professores será anunciado as mais votadas de cada smile.




Fechamento da atividade com as caretinhas do smiles Após verificar as votações a divulgação ocorreu na festa a fantasia em homenagem aos professores organizada pela direção da escola. Cada professora mais votada recebeu a faixa representando o título e uma coroa. Foi uma brincadeira de integração que muito agradou a todos.