quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sesmaria da Poesia Estudantil


OSÓRIO
“BERÇO DE TODAS AS CULTURAS”
TERRA DA SESMARIA DA POESIA GAÚCHA

A Sesmaria da Poesia Estudantil é um concurso de Poesia e declamação, cuja temática deve estar identificada com o contexto Sócio-cultural do Rio Grande do Sul e/ou do Litoral Norte como um todo.
A Sesmaria da Poesia Estudantil integra um projeto cultural a ser desenvolvido junto a rede escolar osoriense, tendo os seguintes objetivos:

a) Incentivar o aluno a se expressar através da poesia e da declamação.
b) Proporcionar ao aluno a oportunidade de escrever sobre a cultura gaúcha, bem como de discutir e analisar aspectos da literatura do Rio Grande do Sul.
c) Preservar, divulgar e valorizar a história e a cultura do Rio Grande do Sul e Litoral Norte.

COORDENAÇÃO
Art. 3º - A Coordenação da Sesmaria da Poesia Estudantil, estará a cargo de uma Comissão Organizadora formada por representantes das seguintes entidades:
· Associação Cultural Sesmaria
· 11ª Delegacia Regional de Educação
· Associação de Estudos Culturais
Art. 4º - A Comissão Organizadora indicará a Comissão Avaliadora, constituída de 3 (três) membros de renome no cenário cultural Regional.

Texto: Gabriela Pacheco


Em versos e declamações, os estudantes do Litoral Norte, mostraram um pouco da sua arte literária na Sesmaria da Poesia Estudantil – 14ª Quadra, durante toda a quinta-feira, dia 15, no Parque de Rodeios Jorge Dariva. O concurso poético integra a programação do município de Osório, nos Festejos Farroupilhas realizado pela Prefeitura de Osório, através da Secretaria de Cultura.


Ao todo, 157 trabalhos, enaltecendo os costumes e tradições gaúchas foram inscritos e, destes, 75 foram selecionados. No final da tarde de quinta-feira, os nomes dos vencedores foram conhecidos. Os jurados que participaram da escolha dos melhores intérpretes e autores foram Airton Ferreira, Érico Bastos e Adriana Oliveira. Confira, abaixo, os nomes dos vencedores de cada categoria:


Categoria Pré-Juvenil


2º lugar Poesia: autor – Guilherme Oliveira; escola – E.E.Cônego Pedro; poesia – “Osório tu já foste Conceição”

3º lugar Poesia: Amanda Luz; escola – E.E.Cônego Pedro ; poesia – “Chama Crioula”;

2º lugar Intérprete: autor – Amanda Luz; escola – E.E.Cônego Pedro; poesia – “Chama Crioula”


http://www.osorio.rs.gov.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=218954



Pelo segundo ano consecutivo nossa escola participa da Sesmaria Estudantil e nossos alunos são premiados. Meu reconhecimento ao trabalho da professora Marliese de Língua Portuguesa que foi responsável pela participação dos alunos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário