domingo, 17 de julho de 2011

Trânsito: O que a escola ensina em contradição com o que a criança vive.

Observe a largura da rua em frente a escola.
Nela circula ônibus escolar.
Disputam espaço mirco-ônibus da rede pública e de empresas privadas, Kombi, ônibus de linha (com parada em frente a escola) e veículos particulares.
Não podemos esquecer dos caminhões que função das obras na RS30 ( que fica muito próxima) estão em maior quantidade e variedade de tamanho.
Alheios a tudo isso ainda existem alguns pais ( graças a Deus são a minoria) que param contra mão na frente da escola. Em alguns casos as crianças ainda descem pela porta ao contrario da calçada.
É importante colocar que em frente a escola está situada uma Capela Mortuária. Não se faz necessário dizer como fica o trânsito na rua em dia de velório. É preciso muita sorte para conseguir uma vaga para estacionar.
Entendendo como alternativa para caos em que alguns momentos a rua se transforma, a escola solicitou as autoridades competentes que a mesma se tornasse em mão única.  Não comungando da mesma opinião a resposta foi negativa.
Haja projetos, procedimentos, palestras que consigam lutar com a realidade. Algumas vezes tenho vontade de fazer como no programa infantil onde gritam para o personagem Chapolin Colorado: "Quem poderá nos ajudar?"
A escola só conseguirá dar conta de sua função social quando contar com a parceria dos pais, governantes, comunidade escolar, sociedade em geral.
Gelcy T. Chagas Freitas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário